Bem-Vindo ao site do Laboratório de Estudos Migratórios da Universidade Federal de São Carlos. Aqui você encontra as principais informações sobre as nossas pesquisas.

O LEM é um laboratório de pesquisa organizado e coordenado por Igor José de Renó Machado, a partir do grupo de pesquisa Antropologia das Migrações, cadastrado no CNPq.

Ativo desde 2006, o LEM desenvolve pesquisas que lidam com o deslocamento e mobilidade, em termos amplos e bastante flexíveis. Pesquisas que relacionam parentesco e deslocamento têm especial destaque, assim como uma preocupação com as regulações estatais da diferença, nesse caso trabalhando a partir de textos legislativos.

Atualmente, temos três núcleos de trabalhos em desenvolvimento: o núcleo de estudos japoneses, com alunos que se dedicam ao tema da presença japonesa no Brasil e brasileira no Japão; o núcleo de estudos de deslocamentos, centrado atualmente na questão dos refugiados no Brasil e, por fim, o núcleo de estudos das regulações estatais da diferença, preocupado com a relação do Estado com a diferença e com os deslocamentos relacionados a ela.