Cárcere Público: processos de exotização entre brasileiros no Porto

Publiquei o livro “Cárcere Público: processos de exotização entre brasileiros no Porto”, pela editora do ICS de Lisboa (Imprensa de Ciências Sociais), em junho de 2009. Ele é uma versão da minha tese de doutorado, defendida em 2003, na UNICAMP.

O livro trata da imigração brasileira no Porto a partir de uma perspectiva sofisticada e amplamente crítica. Entrelaçando um conjunto articulado de conceitos como “jogo da centralidade”, “subordinação activa” e “identidade-para-o-mercado”, o autor procura reflectir a respeito de uma experiência marcada pela intensidade dos estereótipos portugueses sobre os brasileiros. A análise expõe uma dinâmica intensa da relação entre esses estereótipos e a produção de identidades brasileiras no Porto, que dá nome ao livro: o processo de exotização. Esse processo ilustra como os estereótipos são articulados pelos brasileiros e em que medida passam a integrar visões de mundo e estruturar relações políticas entre a população migrante.

Imprensa de Ciências Sociais (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) / Data de Publicação: 01-06-2009 / Nº de Páginas: 256 /ISBN: 978-972-671-244-2

Clique aqui para comprar (importar)

Resenhas

Aqui uma resenha do livro, escrita por Douglas Mansur e publicada na Mana (Rio de Janeiro)